As mudanças climáticas naturais

As mudanças climáticas naturais e artificiais. O que isso tem haver com educação financeira? Trata-se dos princípios leia e reflita.

A Terra gira em torno do Sol, completando uma órbita a cada 365 dias. O “eixo” da Terra é inclinado em relação ao plano de sua órbita, o que significa que diferentes partes do planeta recebem mais ou menos luz solar ao longo do ano. Isso resulta nas quatro estações: primavera, verão, outono e inverno.

  • Primavera (Setembro a Novembro)

A primavera é uma época de renovação e crescimento. “As temperaturas começam a subir e os dias ficam mais longos“. As plantas começam a brotar e as flores desabrocham. Os animais saem da hibernação e os pássaros começam a cantar.

  • Verão (Dezembro a Fevereiro)

O verão é a estação mais quente do ano. “As temperaturas podem subir até 32 graus Celsius ou mais“. Os dias são longos e ensolarados. As pessoas aproveitam o ar livre, nadando, tomando sol e fazendo churrasco.

  • Outono (Março a Maio)

O outono é uma época de transição. “As temperaturas começam a cair e os dias ficam mais curtos“. As folhas das árvores mudam de cor e caem. Os animais começam a se preparar para o inverno, armazenando comida e construindo abrigos.

  • Inverno (Junho a Agosto)

O inverno é a estação mais fria do ano. “As temperaturas podem cair abaixo de 0 graus Celsius“. Os dias são curtos e escuros. A neve cai em muitas partes do mundo. As pessoas ficam mais tempo dentro de casa, lendo, assistindo filmes e passando tempo com a família.

  • Mudanças Climáticas

As mudanças climáticas estão afetando as quatro estações. As temperaturas estão subindo, os padrões de precipitação estão mudando e os eventos climáticos extremos estão se tornando mais comuns. Isso está tendo um impacto em plantas, animais e seres humanos.

Diferenças entre as Estações Anuais e as Mudanças Climáticas

As estações anuais são causadas pela inclinação do “eixo” da Terra. As mudanças climáticas são causadas pela atividade humana, como a queima de combustíveis fósseis.

As estações anuais são cíclicas. As mudanças climáticas estão causando mudanças de longo prazo no clima da Terra.

As estações anuais afetam principalmente as temperaturas e os padrões de precipitação. As mudanças climáticas estão afetando todos os aspectos do sistema climático da Terra, incluindo a temperatura, a precipitação, os níveis do mar e os eventos climáticos extremos.

Na argumentação conclusiva não é uma crítica, mas sim um “alertaao sistema no mercado de capitais, me refiro à CTVM e DTVM mas não ao mercado bancário. Pois ambos são distintos e são interligados ao BACEN e atuam em ambientes diferentes. E foge dos princípios básicos da educação financeira no que tange ao “planejamento”, até agora não encontrei nenhum país ou empresas que adotaram as metas ASG apresentarem resultados positivos e seus impactos na sociedade como um todo.

Creio que vale a pena fazer uma reflexão.

Conclusão

Conforme apresentado no texto acima, podemos perceber que as quatros estações do ano são fenômenos climáticos que existem no início da vida na Terra, com terremotos e erupções vulcânicas. Já a mudança climática é atribuída aos seres humanos devido sua evolução com usos de fontes de energia como carvão no século XIX e os combustíveis fósseis a partir do século XX. 

A grande questão é porque os maiores poluidores não fazem uso das metas do ASG, uma vez que mudança climática são os maiores responsáveis por esta alteração atmosférica. Porque será? Os mesmos de forma indireta pressionam os países que estão em desenvolvimento a implementar as metas do ASG. Fonte: ebd.com

Exemplos: Sry Lanka Fonte: Forbes

Na  mente do investidor, ele visa obter lucro, rentabilidade. Porém, o mesmo já sabe que deve buscar minimizar os impactos causados pela sua empresa, pois a longo prazo ela deixará de existir. Devido a falta de preservação no seu entorno sustentável. Logo esta argumentação de metas ASG para instituições privadas ficam inviáveis, cujo custo de implementação destas metas não apresentam o grau de lucratividade para os investidores.

Só megaconglomerados podem fazer a inclusão das metas ASG, desta forma irá criar oligopólio no mercado, isso acabará com as bolsas de valores no mundo todo, pois não haverá variações de empresas, segmentos para os investidores fazerem seus aportes. Lembrando que as maiores empresas listadas na B3 são dos setores bancários como Bradesco, BB e Itaú, seguido do setor de energia Petrobras, setor químico e petroquímico como a Braskem.

Creio que o BACEN e a CVM deveriam analisar o impacto na B3, pois só megaconglomerados poderam atingir as metas do ASG, as demais empresas que estão no mercado irão sair da B3 e aí como que os investidores irão atuar no mercado de balcão organizados ou até mesmo surgir nova opção de bolsa de valores, assim como EUA tem várias bolsas de valores, Atualmente, os Estados Unidos possuem duas bolsas de valores relevantes. Elas são conhecidas popularmente apenas pelas abreviações NYSE e NASDAQ. É bem possível que você mesmo já tenha escutado sobre elas ou ao menos uma referência aos seus respectivos índices acionários no nosso noticiário. 

Exemplo a de Chicago Mercantile Exchange (CME), também conhecida como bolsa de Chicago, tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de derivativos de criptomoedas. Fonte: Exame

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *