Método SMART
O que é SMART?
Na prática e uma metodologia, que se faz uso de determinadas metas SMART podem ser definidas como a solução ideal para auxiliar pessoas, times e empresas a definirem onde e como querem chegar. Muitas organizações que fazem uso delas têm alcançado diferentes benefícios como aumento na produtividade, melhores resultados e também um aumento nas vendas.
Essas metas são definidas seguindo um padrão e com critérios específicos, que são facilmente lembrados usando a sigla SMART.
Cada letra representa uma palavra em inglês que deve fazer parte de cada meta e que podemos facilmente traduzir para o português como:
S – Specific (específico)
M – Measurable (mensurável)
A – Attainable (atingível)
R – Relevant (relevante)
T – Time based (temporal)
Ou seja, o método SMART foca em definir características para uma meta, definindo o que ela precisa ser de fato. Para isso, é necessário que ela tenha todas as cinco características citadas anteriormente. O objetivo é garantir que a definição de metas seja clara para todos os responsáveis.
Isso evitará que os colaboradores estejam olhando para uma meta com um foco diferente.
Imagine, por exemplo, que o seu colaboradores de um determinado setor de vendas tenha o seguinte objetivo: “crescer com as vendas”. Essa é uma meta nada objetiva. Isso porque não fala o quanto quer crescer, não cita quais produtos e nem qual o prazo para ser alcançada, por exemplo. Ou seja, seus colaboradores não saberão onde e nem como acompanhá-la.
Como desenvolver as metas SMART?
Para trabalhar no desenvolvimento dessas metas, é preciso conhecer a fundo o significado por trás de cada uma das palavras relacionadas ao acrônimo SMART.
Fazendo isso, definir metas e objetivos SMART será cada vez mais simples. Tudo o que você precisa fazer é criar um plano de ação que atenda a cada um dos critérios que verá com detalhes a partir de agora.
S = Específico
Bons objetivos não podem ter duplo sentido. Por isso, para definir uma meta SMART, você precisa ter um objetivo claro e simples. Por exemplo, em vez de dizer “esse ano quero ter um corpo definido”, você poderia dizer “vou perder 10 quilos nos próximos 60 dias”.
Você pode ver como o exemplo é muito mais específico e, portanto, é um objetivo melhor? Com o tempo, nos acostumamos a criar metas abrangentes demais. Mas para ter resultados concretos, é importante ser cada vez mais específico.
Uma meta, quando ela não é específica, ela pode deixar cada um da sua equipe com uma visão de muito ou pouco. Ou seja, enquanto um colaborador vai estar satisfeito com os resultados, o outro pode estar vendo que ainda falta um longo caminho a ser percorrido.
Por isso, seja específico do que se trata a sua meta.
M = Mensurável
Aqui o foco é entender que precisamos sempre definir metas mensuráveis, ou seja, que podem ser medidas. Isso porque o acompanhamento de metas é uma parte importante da gestão de equipes e negócios e se não tiver o que ser acompanhado de fato, a meta ela será pouco estratégica.
Ao definir o quanto a meta será mensurável, isso permitirá que você defina marcos que podem ser comemorados quando conseguir atingi-los e também reavaliar quando não foram alcançados. É fundamental ter sempre algum aspecto da sua meta que possa ser medido e avaliado de forma numérica.
Ou seja, se a meta for “crescer as vendas em 20% no semestre”, por exemplo, a sua equipe pode criar pequenos marcos de 5%, 10% e 15% divididos ao longo das próximas semanas para fazer reuniões e validarem o que está dando certo e o que pode ser melhorado.
A = Atingível
Muitas pessoas caem na armadilha de estabelecer metas impossíveis para si mesmas ou para suas equipes, com o intuito de alcançar um milagre. No entanto, objetivos impossíveis podem empurrá-lo para a frente por um tempo, no entanto, sua equipe certamente vai desistir deles em algum momento e isso causará frustração e desmotivação..
Em vez de impossíveis, seus objetivos devem ser desafiadores, mas sempre alcançáveis. Antes de definir uma meta, tenha certeza de que você ou seu time realmente tem a possibilidade de atingir.
A dica é convidar os seus analistas envolvidos nas metas, para que eles possam te dar uma visão do que é realmente alcançável, antes de defini-las. Dessa forma, ela terá muito mais chance de ser uma meta SMART.
R = Relevante
Nem todas as metas valem como as outras. A menos que seu objetivo seja relevante para o seu plano estratégico, alcançá-lo pode não significar nada.
Para garantir que sua meta seja relevante, certifique-se de que valha a pena e que alcançá-la proporcionará benefícios positivos à empresa, bem como o fato de que essa meta esteja alinhada com as outras que a empresa definiu.
Ao escolher metas pouco relevantes, você estará fazendo com que sua equipe gaste parte do tempo dela olhando para objetivos que gerarão pouco valor ao negócio.
T = Temporal
Boas metas precisam ter um tempo limite associado a elas. Por exemplo, em vez de dizer “quero começar a ler mais livros”, você poderia dizer “vou ler dois livros nos próximos três meses”.
A pessoa que estabeleceu a segunda meta estará mais motivada para ter sucesso, já que tem um tempo específico em mente para cumprir.
Perceba também como essa segunda meta se encaixa perfeitamente no padrão SMART! Além de ser temporal (T), ela é bem específica (S) e focada em um caminho, é mensurável (M) tanto em relação ao tempo como a quantidade, é facilmente atingível (A) e também relevante (R). Afinal, um bom livro pode ajudar qualquer pessoa.
Por isso, sempre que estiver definindo uma meta nova, se pergunte: por quanto tempo ela estará ativa?
S = Específico = Faça com que seu objetivo seja claro.
M = Mensurável = Meça seu progresso.
A = Atingível = Faça com que as coisas sejam possíveis.
R = Relevante = Trace metas que são realizáveis.
T = Temporal = Determine uma linha de chegada.
Ou seja, para que uma meta consiga ser medida de forma eficiente e também representar o objetivo que deseja alcançar, ela precisa respeitar as premissas de cada letra que apresentamos acima.
Dessa forma, a empresa conseguirá definir metas que sejam mais claras e representem o seu futuro de forma objetiva.
Como utilizar a técnica SMART?
Portanto todas as etapas da metodologia de metas SMART, a definição de um objetivo específico se vale de uma série de perguntas.
A ideia desse exercício é promover a reflexão sobre onde se deseja chegar.
Você pode fazer a análise de modo individual ou reunir a equipe para uma reunião do tipo brainstorming, a famosa tempestade de ideias.
A grande verdade é que não há uma maneira correta de utilizar essa ferramenta. Se pensarmos de maneira simplista, é somente elaborar uma meta que siga suas regras!
Porém, na prática não é tão trivial assim.
Nesse caso, podemos fazer uma analogia com qualquer receita culinária, a qual não adianta ter somente os ingredientes se não se sabe o modo de preparo.
Por isso, elaboramos um passo-a-passo para ajudá-lo com esse processo:
1. Escreva os objetivos da sua empresa no papel;
2. Caso queira, separe cada objetivo em categorias que forem pertinentes ou façam sentido para o negócio;
3. Para cada objetivo, defina uma meta com os princípios da SMART:
• ela deverá ser específica em relação àquilo que quer atingir em números;
• defina como você vai medi-la, gerando um indicador para ela;
• reflita se ela está dentro de uma realidade possível;
• analise se a meta é relevante para o negócio como um todo;
• estabeleça um prazo para ela ser atingida;
Metas SMART empresariais
Vamos realizar algumas aplicações na pratica para que vocês entendam como usar a técnica no dia a dia da sua empresa veja a seguir:
Objetivo aumentar o tráfego orgânico no site da empresa em 20% em 2022
• Específica: define o percentual esperado de crescimento;
• Mensurável: há métricas específicas para acompanhar a evolução do tráfego no período;
• Atingível: depende de uma série de ações, mas é plenamente realizável;
• Relevante: para a empresa, significa maior visibilidade na web;
• Temporal: determina que a meta seja atingida em 2020.
Ampliar em 15% o número de clientes fixos até o final do ano
• Específica: estabelece um percentual exato de crescimento desejado;
• Mensurável: ao conhecer a atual carteira de clientes, é fácil mensurar a chegada de novos até o final do ano;
• Atingível: exige um esforço que está ao alcance da empresa;
• Relevante: representa mais receitas e também a estabilidade da empresa no mercado;
• Temporal: não é tão específica ao falar em final do ano, mas pode ser aceito como prazo.
Investir 10% menos em publicidade e 5% mais em marketing de conteúdo nos próximos 12 meses
• Específica: é uma meta duplamente específica;
• Mensurável: se há controle sobre os valores atualmente investidos, a empresa consegue mensurar as alterações;
• Atingível: se atende ao orçamento de marketing da empresa, é uma meta viável
• Relevante: há expectativa de um melhor retorno sobre o investimento a partir da mudança;
• Temporal: o prazo de 12 meses torna a meta temporal.