Exclusivamente para CEA: Será aplicado metodologia acadêmica, isto quer dizer que há bastante conteúdo para leitura e que os vídeos serão direcionados aos assuntos de maiores complexidade, desta forma estarei colocando toda minha experiência como gestor de recursos patrimonial de terceiros para esta certificação, mais temida pelos funcionários da área de serviços bancários, assim são os relatos de funcionários no qual tive contato com os gerentes, e funcionários que tem a CPA 10 ou a 20 e pesquisas nos canais de Youtube. Desta forma me farei mais presente para os feedback construtivo como positivo.
Motivo no qual desenvolvi este ambiente de forma mais didática com as normas exigidas pela ANBIMA para as pessoas possam absorver os conteúdos e adquirir conhecimento de forma consistente, foi através de um profissional com a certificação me solicitou ajuda para passar em entrevista para exercer a função, foi aprovado com as orientações que lhe passei, afinal sou gestor e estou acostumado a fazer seleções de profissionais, depois disto me solicitou algumas consultas referente situações de cálculos, da qual sempre advertir para que apresentasse os cálculos ao seu superior e sempre me retornou com feedback de aprovado, o mesmo sugeriu que eu elaborasse algo com mais abrangente, pois me informou que estava estudando tópicos que não são exigido no exame, por isso no “AVA” PREPARATÓRIO para CEA a um vasto material de leitura todo com referência ao programa detalhado, porém faço ressalvas em alguns assuntos que são conexo a outro a ANBIMA não solicita, porém no dia-a-dia requer um conhecimento a mais. Em vista disto eu elaborei este ambiente para chegar o mais próximo da realidade profissional.
Descrição
Métodos de ensino ativos – incluirá discussões/debates; resolução de problemas; atividades em equipe; atividades do mundo real (cumprimento de um resumo de projeto, consultoria); oportunidades para os participantes criarem; competições; a apresentação de ideias, etc. Em suma, métodos de ensino ativos são qualquer escolha de pedagogias que aumentem a aprendizagem ativa, em vez de passiva, nos participantes.
Relevância para o desenvolvimento dos participantes, empregabilidade e carreiras
Além de acompanhar na aprendizagem e o desenvolvimento dos participantes, os métodos de ensino ativos podem reforçar uma série de competências não técnicas valiosas para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, tais como comunicação, capacidades de apresentação, trabalho em equipe e criatividade. Os métodos de ensino ativos muitas vezes sobrepõem-se ao elemento de “aprendizagem no mundo real/aplicada”, uma vez que frequentemente envolvem os participantes a envolverem-se e a aplicarem os seus métodos de aprendizagem ou disciplinares.
Comentário rápido sobre este elemento: Pesquisas sugerem que métodos de ensino que aumentam a aprendizagem ativa dos participantes também aumentam o desempenho e a retenção dos participantes. Contudo, é importante notar que vídeos “clássicos” ou didáticas também podem ser eficazes e que métodos de ensino ativos podem ser mal executados. Além disso, a investigação é atualmente inconclusiva sobre se é benéfico passar todo o tempo de ensino, por exemplo, em “grupo de estudos invertidas”. Portanto, é importante incorporar este elemento de forma autêntica e enriquecer o seu ensino com uma variedade de métodos de ensino diversos. Contudo, no atual clima do ensino superior, o equilíbrio pende muitas vezes fortemente para vídeos “clássicos”, proporcionando uma margem significativa para incorporar algumas das sugestões abaixo.
Dicas e coisas a considerar
Abaixo você encontrará algumas dicas e orientações importantes a serem consideradas ao incorporar métodos de ensino ativos.
Os métodos de ensino ativos podem acontecer de muitas maneiras diferentes, mas o objetivo principal é garantir que os participantes tenham tempo para pensar e trabalhar ativamente com o material, em contraste com a audição passiva de uma palestra. Você pode optar por redesenhar seu plano de estudo com iniciativas como trabalho em grupo, grupo de estudos invertidas, aprendizagem experiencial, projetos estudantis e cocriação estudantil ou pode aplicar alguns dos princípios abaixo para tornar o aprendizado de seus participantes mais ativo.
Dicas práticas
Veja a distribuição das horas de aprendizagem em seu AVA: Um bom lugar para começar é revisar a proporção de tempo que o participante passaram na leitura, no grupos de discursões, além de assistir os ‘vídeos aula específicas’ versus tutoriais, auto estudo e métodos de ensino ativos. Mudar isso beneficiaria potencialmente? Se você alterar a distribuição, fique ciente que somente você irá obter benefícios ou não.
Reserve um tempo onde você não esteja falando: Isto pode parecer uma ideia assustadora numa aula, mas é importante lembrar que durante todo o tempo em que o professor fala e os alunos ouvem, os alunos têm um espaço mínimo para pensar. Portanto, pode ser valioso reservar tempo e fornecer mecanismos para incentivar os participantes a pensar e falar, a fim de realmente se envolverem com o material.
Faça perguntas e torne-as envolventes: Uma maneira de dar aos participantes a oportunidade de se envolverem com o material é fazer perguntas. Ao fazer com que suas perguntas vão além da memorização de conhecimento, você aumenta a probabilidade de os participantes se envolverem com o material em um nível mais profundo, procurando conexões e padrões. Permitir que os participantes discutam perguntas e respostas com os colegas pode agregar ainda mais valor.
Discussões entre pares: Quando apropriado, use discussões entre colegas para incentivar o envolvimento dos participantes com o material. As discussões com colegas podem ter dois benefícios distintos: ajudam a apoiar um ambiente de aprendizagem ativo e podem ajudar a construir um sentido de comunidade no curso.
Combine seus métodos de ensino e avaliações com resultados de aprendizagem que se concentram em atributos: Vincular explicitamente as avaliações e atividades no AVA com coisas que o participante deve ser capaz de fazer após o curso ajudará a tornar a atividade mais autêntica e vista como ela. Por exemplo, se você deseja que os participantes do seu programa sejam fortes no trabalho em grupo, na resolução de problemas, nas discussões ou nas apresentações, certifique-se de que haja oportunidades apropriadas no currículo para que eles consigam isso.
Participantes criando e explorando suas próprias questões: Durante os vídeos ou tópicos abordados nos meios de comunicação você pode pedir outros participantes que considerem suas próprias questões relacionadas aos objetivos de aprendizagem. É valioso reservar tempo para que os participantes identifiquem essas questões e potencialmente discutam respostas ou abordagens para encontrar respostas com seus colegas e, finalmente, entreguem essas questões a você. Isso não apenas envolve ativamente os participantes no processo de aprendizagem, mas também pode indicar onde suas contribuições adicionais são mais úteis.
Considere tecnologias de aprendizagem que permitam respostas ou feedback imediatos dos alunos: Tecnologias de 3V “vai, volta, voado” permitem que você faça perguntas aos participantes e receba imediatamente suas respostas de forma anônima. Isso permite que você faça perguntas e que todos no AVA possam responder, lembrando que o ideal é que todas as respostas sejam retiradas da fonte de estudo fornecido no AVA e você faça sua própria sustentação, além de dar oportunidade para você também responder. Outro uso pode ser fazer com que os participantes enviem perguntas, permitindo assim que você direcione seu ensino ou responda a perguntas comuns. O uso eficaz de tais tecnologias pode ajudar os participantes a serem ativos em seus AVA, mesmo em larga escala. Além dos 4E.
- Eficiência: Fazer as coisas da maneira certa;
- Eficácia: Fazer as coisas certas; fazer bem-feito.
- Efetividade: Ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo.
- Equilíbrio: posição estável de um corpo, sem oscilações ou desvios. Atingir os objetivos (resultados) esperados utilizando corretamente os recursos disponíveis sem desperdícios.